Regresso às Aulas mais Sustentável

Escrito em 06 de setembro de 2021

Regresso às Aulas mais Sustentável

Setembro é marcado pelo regresso às aulas e pela correria na compra de novo material escolar. A pensar nisso, preparámos um conjunto de dicas sob o mote de redução, reutilização e escolhas mais ecológicas. Bom para o ambiente e para a carteira!

REUTILIZAR ANTES DE COMPRAR

Sempre que for necessário comprar, tentar optar por materiais sustentáveis. E se, só precisarmos de uma caneta azul, não precisamos de comprar um pack de 5, podemos comprar em avulso.

PERSONALIZAR MATERIAIS ESCOLARES

Personalizar a capa do dossier com imagens ou desenhos, colocar remendos na mochila ou costurar bordados à mão, as opções são infinitas.

DESCARTAR CORRETAMENTE

Se não for possível reutilizar, é importante descartar corretamente o material. Canetas não são para o ecoponto das embalagens, por exemplo. Em caso de dúvida, usar a WasteApp.

COMPRAR EM SEGUNDA MÃO

Comprar em segunda mão e vender o que já não precisamos, evita a acumulação de lixo e a constante compra e produção de novos objetos.

RECORRER A BIBLIOTECAS

Para determinados tipos de estudos, a requisição de livros na biblioteca pode ser uma boa opção. Desta forma, evitamos comprar livros novos que em breve deixam de ter uso.

TRANSPORTE

Sempre que possível, ponderar fazer a deslocação a pé ou de bicicleta.

RECIPIENTES PARA A COMIDA

A garrafa de água reutilizável não pode faltar. E para levar a comida, basta reutilizar os recipientes que já temos em casa. Não é preciso comprar novo. Deve-se evitar também o uso de papel de alumínio e os guardanapos de papel. Para levar uma sandes, podem utilizar um saco de tecido para frutas e legumes, não precisam de comprar um recipiente específico para a sandes.

 

O post original na nossa conta de Instagram pode ser encontrado aqui.


×