Qual a Diferença entre Compostagem Doméstica vs Industrial

Escrito em 14 de junho de 2022

Qual a Diferença entre Compostagem Doméstica vs Industrial

É comum vermos embalagens de produtos que dizem que são compostáveis, mas existem dois ambientes de compostagem, o doméstico e o industrial. Ambos com características diferentes e, é normal este tema gerar confusão. Por isso, neste artigo explicamos como funciona a compostagem doméstica e a industrial. Para além de explicarmos como podem saber se uma embalagem é compostável em ambiente doméstico ou industrial.

O que é Compostagem

A compostagem é um processo biológico que decompõe matéria orgânica, através da utilização de fungos, bactérias, insetos, minhocas e outros micro-organismos, em composto rico em nutrientes. Este composto pode ser utilizado como fertilizante em plantas, hortas e jardins.

Os resíduos que podem ser compostados são classificados em “verdes” e “castanhos”, dependendo do teor de humidade e proporção de nutrientes.

Compostagem Doméstica

A compostagem doméstica ocorre a uma temperatura muito mais baixa e durante mais tempo do que a compostagem industrial. Este tipo de compostagem depende de bactérias, minhocas e outros organismos naturais para decompor restos de alimentos e outros materiais orgânicos.

É um processo que ocorre durante meses e pode ser feito com um compostor dentro de casa, horta ou jardim.

Compostagem Industrial

A compostagem industrial é um processo que ocorre em instalações dedicadas, com condições controladas (na presença de calor, humidade e oxigénio).

Neste tipo de compostagem, o processo tem vários passos e, cada um deles é otimizado controlando as condições, como triturar o material no mesmo tamanho ou controlar a temperatura e os níveis de oxigénio. Estas medidas garantem uma rápida biodegradação (em semanas) do material orgânico em composto de alta qualidade e livre de tóxicos.

Como saber se uma embalagem é compostável em ambiente doméstico ou industrial?

Um produto dizer apenas que é "compostável" não específica como pode ser compostado, se em ambiente industrial ou doméstico. Por isso, é importante procurar por certificações ou referência que, de facto é compostável em ambiente doméstico.

Certificação Compostagem Doméstica

Certificação  Compostagem Doméstica

Certificação Compostagem Industrial

Certificação Compostagem Industrial

 

Fonte: https://www.biopak.com/sg/resources/commercial-composting-vs-home-composting


×