PORTES GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 30€

O que torna um Produto Sustentável

Escrito em 02 de Fev. de 2021

O que torna um Produto Sustentável

Procurar informação na hora de consumir é importante para medir o impacto que as nossas escolhas enquanto consumidores têm.

É importante referir ainda que tudo tem um impacto e, o que devemos fazer na hora de consumir é optar por produtos e marcas que minimizem ao máximo o impacto negativo.

TUDO TEM UM IMPACTO

Não existem empresas 100% zero waste. Quase nenhuma ação é isenta de impacto ambiental. O que as empresas ambientalmente conscientes tentam fazer é minimizar ao máximo o impacto negativo.

MATERIAIS

Um material sustentável pode ser renovável, rapidamente, recuperado ou reciclado. Um material renovável rapidamente significa regenerado naturalmente ou reabastecido em cerca de 10 anos ou menos. Exemplos: cortiça, lã e soja.

Materiais recuperados são aqueles que são reutilizados, recuperados ou recondicionados de outro lugar. E materiais reciclados contêm resíduos sólidos como papel, vidro e plástico que foram desviados do aterro sanitário.

PRODUÇÃO

Algumas coisas a ter em conta são os produtos químicos usados no processo de fabricação, a quantidade de resíduos resultantes do processo de fabricação e a quantidade de água usada para fabricar o produto. Também é importante considerar os trabalhadores que manuseiam o produto. Se recebem um salário justo e se têm condições de trabalho seguras e saudáveis.

IMPACTO SÓCIOECONÓMICO

Outro aspeto da sustentabilidade do produto a considerar é como a empresa afeta a sua comunidade. A empresa tem uma pegada de carbono baixa?  De que forma retribui à comunidade? Ajuda a impulsionar a economia local?

CICLO DE VIDA / DESCARTE

Um produto sustentável tem de servir um propósito e ser feito para durar mais tempo, em comparação com o plástico. Também é importante perceber o que podemos fazer com o produto no final da sua vida. Se pode ser compostado, reutilizado ou reciclado.

EMBALAGEM

Segundo a Sustainable Packaging Coalition (SPC), uma embalagem é sustentável quando:

  • É benéfica, segura e saudável ao longo do seu ciclo de vida.
  • Atende aos critérios do mercado para desempenho e custo.
  • É obtida, fabricada, transportada e reciclada usando energia renovável.
  • Otimiza o uso de materiais de origem renovável ou reciclada.
  • É fabricada com tecnologias de produção limpa e melhores práticas.
  • É fabricada com materiais saudáveis ao longo de todo o ciclo.
  • É fisicamente projetada para otimizar materiais e energia.
  • É efetivamente recuperada e utilizada em ciclos biológicos e/ou industriais de ciclo fechado.

LOCALIZAÇÃO

Quanto mais longe o produto final estiver do consumidor, mais energia é usada e mais gases de efeito de estufa são emitidos. Por isso, comprar localmente tem um menor impacto no meio ambiente, especialmente se o produto for feito de materiais de origem local. Com isto, não só conseguimos reduzir a pegada de carbono global, como também estaremos a colocar dinheiro na comunidade local.

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


×