
Procurar informação na hora de consumir é importante para medir o impacto que as nossas escolhas enquanto consumidores têm.
É importante referir ainda que tudo tem um impacto e, o que devemos fazer na hora de consumir é optar por produtos e marcas que minimizem ao máximo o impacto negativo.
TUDO TEM UM IMPACTO
Não existem empresas 100% zero waste. Quase nenhuma ação é isenta de impacto ambiental. O que as empresas ambientalmente conscientes tentam fazer é minimizar ao máximo o impacto negativo.
MATERIAIS
Um material sustentável pode ser renovável, rapidamente, recuperado ou reciclado. Um material renovável rapidamente significa regenerado naturalmente ou reabastecido em cerca de 10 anos ou menos. Exemplos: cortiça, lã e soja.
Materiais recuperados são aqueles que são reutilizados, recuperados ou recondicionados de outro lugar. E materiais reciclados contêm resíduos sólidos como papel, vidro e plástico que foram desviados do aterro sanitário.
PRODUÇÃO
Algumas coisas a ter em conta são os produtos químicos usados no processo de fabricação, a quantidade de resíduos resultantes do processo de fabricação e a quantidade de água usada para fabricar o produto. Também é importante considerar os trabalhadores que manuseiam o produto. Se recebem um salário justo e se têm condições de trabalho seguras e saudáveis.
IMPACTO SÓCIOECONÓMICO
Outro aspeto da sustentabilidade do produto a considerar é como a empresa afeta a sua comunidade. A empresa tem uma pegada de carbono baixa? De que forma retribui à comunidade? Ajuda a impulsionar a economia local?
CICLO DE VIDA / DESCARTE
Um produto sustentável tem de servir um propósito e ser feito para durar mais tempo, em comparação com o plástico. Também é importante perceber o que podemos fazer com o produto no final da sua vida. Se pode ser compostado, reutilizado ou reciclado.
EMBALAGEM
Segundo a Sustainable Packaging Coalition (SPC), uma embalagem é sustentável quando:
- É benéfica, segura e saudável ao longo do seu ciclo de vida.
- Atende aos critérios do mercado para desempenho e custo.
- É obtida, fabricada, transportada e reciclada usando energia renovável.
- Otimiza o uso de materiais de origem renovável ou reciclada.
- É fabricada com tecnologias de produção limpa e melhores práticas.
- É fabricada com materiais saudáveis ao longo de todo o ciclo.
- É fisicamente projetada para otimizar materiais e energia.
- É efetivamente recuperada e utilizada em ciclos biológicos e/ou industriais de ciclo fechado.
LOCALIZAÇÃO
Quanto mais longe o produto final estiver do consumidor, mais energia é usada e mais gases de efeito de estufa são emitidos. Por isso, comprar localmente tem um menor impacto no meio ambiente, especialmente se o produto for feito de materiais de origem local. Com isto, não só conseguimos reduzir a pegada de carbono global, como também estaremos a colocar dinheiro na comunidade local.
O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.