PORTES GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 30€

O que significa ser Neutro em Carbono? (Carbon Neutral)

Escrito em 02 de Fev. de 2021

O que significa ser Neutro em Carbono? (Carbon Neutral)

A neutralidade de carbono significa que as emissões que uma entidade (empresa, organização, indivíduo, produto ou serviço) produz foram equilibradas financiando a mesma quantidade de economia em outra parte do mundo.

A neutralização de carbono é uma alternativa que procura evitar as consequências do desequilíbrio do efeito estufa (causado pelo excesso de emissões de poluentes como o dióxido de carbono), a partir de um cálculo geral de emissão de carbono.

O objetivo é que a soma de todos os gases de efeito estufa que qualquer entidade coloca e retira da atmosfera, seja equilibrada a zero.

Por exemplo, para uma empresa ser neutra em carbono, todas as emissões criadas devem ser compensadas pelas emissões que a empresa reduz noutro lugar do mundo.

Porque é importante a neutralidade de carbono?

A intensificação do aquecimento global, causado em grande parte pelos gases de efeito estufa, está já a afetar o nosso planeta com um aumento da frequência de eventos climáticos extremos, como secas, ondas de calor, cheias fluviais, inundações e deslizamentos de terra. Outras consequências incluem a subida do nível do mar, a acidificação dos oceanos e a perda de biodiversidade.

Para limitar o aquecimento global em 1,5°C - o limite considerado seguro pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (PIAC) - é essencial atingir uma neutralidade em termos de carbono até 2050. Este objetivo está também definido no Acordo de Paris, assinado por 195 países.

Como calcular a minha pegada de carbono?

A calculadora carbonfootprint.com é um recurso dedicado que nos ajuda não só a calcular a nossa pegada de carbono, mas também a reduzi-la. Uma ferramenta gratuita que apresenta uma estimativa de quanto CO2 produzimos em determinado período e destaca as áreas menos boas do nosso estilo de vida.

Como é que as empresas se tornam neutras em carbono?

É impossível conseguir um produto ou serviço que não gere carbono. Por isso, as emissões de carbono que não podem ser evitadas, podem ser compensadas. A compensação carbónica pode ser feita através do plantio de árvores nativas ou o apoio de projetos ambientais.

As emissões também podem ser compensadas por compra de créditos de carbono. Se a empresa X produzir 5 toneladas de carbono, deve comprar 5 créditos de carbono a uma empresa certificada, como a empresa Y que realiza a preservação de florestas nativas. Desta forma, a empresa X neutraliza as suas emissões e a empresa Y recebe os investimentos.

Para se tornarem neutras em carbono, as empresas devem mudar a maneira como compram e usam energia e reduzir suas emissões gerais. Este é um feito muito mais fácil para alguns do que para outros. Algumas das mudanças que eles podem fazer são:

  • Participe de programas de eficiência energética
  • Use fontes de energia limpa
  • Use equipamentos com eficiência energética
  • Mude o estilo de interação com os clientes (por exemplo, reuniões online em vez de voos para atendê-los)
  • Escolha carros elétricos ou híbridos para carros e vans da empresa
  • Aumentar a reciclagem
  • Objetivo de produzir apenas embalagens recicláveis para seus produtos
  • Permitir que os funcionários trabalhem em casa

5 Dicas para ter uma vida neutra em carbono

  • Repensar a forma como nos deslocamos.
  • Reduzir a carne na alimentação.
  • Revender ou doar objetos que já não precisamos.
  • Comprar roupa em segunda mão sempre que possível.
  • Reduzir o consumo do plástico de utilização única.
  • Implementar medidas de redução de consumo de água em casa.

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


×