O que é e como identificar Greenwashing

Escrito em 08 de fevereiro de 2021

O que é e como identificar Greenwashing

Greenwashing é um termo utilizado quando uma marca tenta fazer acreditar o consumidor que os seus produtos ou serviços são ecologicamente corretos. Trata-se de criar uma falsa aparência de sustentabilidade, sem a aplicar na prática.

Para podermos considerar este termo a empresa deve:

  • Dar informações falsas que dão a entender que praticam ações sustentáveis.
  • Utilizar dados incorretos, contraditórios, ambíguos e sem prova da sua veracidade.
  • Ocultar características nocivas dos produtos ou serviços.
  • Usar selos ou certificados ambientais.

 

Como identificar Greenwashing

Termos vagos

Quando são utilizados termos vagos que não representam o impacto ambiental do produto, sem fornecer qualquer detalhe ou explicação concreta referente ao produto.

  • “Produto natural” - o cianeto também é natural e, no entanto, grandes quantidades podem ser maléficas para a saúde.
  • “Eco-friendly”
  • “Sustentável”
  • “Eco & Bio” – são apenas gamas de produtos, é importante certificar que são realmente melhores para o ambiente.
  • “Produto verde”  
  • “Eco-conscious” 
  • “Não tóxico”
  • “Produto reciclado” – mas não especifica a quantidade. É 1%?

Irrelevância

“Livre de CFC” – o uso de clorofluorcarbono é proibido por lei.

É normalmente uma afirmação verdadeira, mas que não diz se o produto é ou não ecológico. Isto porque costuma ser utilizado para referir que o produto não possui determinada substância nociva, quando esse uso é proibido por lei.

Troca oculta

“Garrafa feita de 70% de plástico reciclado”

Quando a empresa rotula um produto como sustentável com base num pequeno conjunto de atributos, deixando outras caraterísticas de lado. Como por exemplo energia usada durante o processo de fabricação ou método de transporte.

Sem provas

“Lâmpadas energeticamente eficientes sem certificado.”

Quando a empresa alega ser ecológica sem evidências científicas, uma verificação feita por terceiros ou certificações.

Clickbait

“Detergente da roupa em embalagem 100% de papel reciclado com interior de plástico”

Quando os produtos estão rotulados de forma errada para nos atrair a comprar. Para evitar estes enganos é importante procurar por rótulos ecológicos (eco-labels).

Visual verde

É importante não cair na armadilha visual verde. Produtos com cor verde, com flores, árvores ou logotipos ecologicamente responsáveis. Este tipo de imagens não apoia nenhuma afirmação sustentável.

 

Greenwashing vs Green Marketing

Ao contrário do Greenwashing, o Green Marketing é quando as empresas vendem produtos ou serviços baseados em aspetos ambientais legítimos. O Green Marketing é normalmente prático, honesto, transparente e fornece provas e detalhes.

O marketing verde é geralmente prático, honesto e transparente e significa que um produto ou serviço atende a estes critérios:

  • Fabricado de forma sustentável
  • Livre de materiais ou substâncias tóxicas
  • Capaz de ser reciclado e/ou produzido a partir de materiais reciclados
  • Feito de materiais renováveis
  • Não usa embalagem excessiva
  • Pensado para durar em vez de ser descartável

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


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