O que é e como funciona a Economia Circular

Escrito em 01 de março de 2021

O que é e como funciona a Economia Circular

A economia circular é um modelo económico de produção e de consumo, que envolve a redução, recuperação, reutilização e reciclagem de materiais e recursos que já existem.

O que se pretende é a redução do desperdício e resíduos ao mínimo possível. Na economia circular, quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, em vez de ser considerado lixo, os seus materiais são mantidos e reutilizados o maior número de vezes possível, gerando um maior valor.

O que numa economia linear é considerado lixo, transforma-se num recurso de valor numa economia circular.

Economia Linear vs Economia Circular

A economia linear é exatamente o oposto do modelo tradicional. Na economia linear o princípio é extrair, produzir, consumir e deitar fora.

Enquanto que, uma economia circular minimiza o desperdício através da reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e produtos existentes.

Como funciona a Economia Circular

O grande objetivo da economia circular é a redução de desperdício e resíduos. Com isto, consegue-se evitar os danos irreversíveis que a utilização de recursos a um ritmo que ultrapassa a capacidade da Terra para os renovar, causa.

A economia circular é o elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos. Este modelo económico começa no início do ciclo de vida do produto, redesenhando processos de produção, reinventando o design até à otimização da utilização de recursos. O que se pretende é “circular” da forma mais eficiente possível produtos, componentes e materiais, poupando recursos e criando oportunidades de negócios.

Economia Circular

Benefícios da Economia Circular

A economia circular promove uma economia mais sustentável, competitiva e inovadora. Apresentando várias vantagens como:

  • Redução das emissões anuais totais de gases com efeito de estufa. Apenas a produção de materiais de uso quotidiano é responsável por 45% das emissões de gases com efeito de estufa.
  • Maior inovação e eficiência na produção de produtos.
  • Produtos mais inovadores, que promovem uma redução de custos para o consumidor final.
  • Otimização da gestão de recursos.
  • Maior segurança e proteção das empresas contra a escassez de matérias-primas e volatilidade de preços.
  • Novos modelos de negócio, programas de retoma.
  • Criação de novos postos de trabalho e maior integração social.
  • Redução da pressão sobre o meio ambiente.

(Fonte: Parlamento Europeu. Economia circular: definição, importância e benefícios)

Na imagem abaixo podem ver o total de lixo tratado em Portugal e as percentagens de cada método utilizado. Aterro, incineração, reciclagem e compostagem.

Economia Circular

(Fonte: Circular Economy | EPRS | European Parliament)

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


×