
A massificação do turismo e as ascensões a montanhas, trouxeram um problema global: o lixo que fica presente em áreas remotas.
Para fazer o levantamento do tipo e quantidade de resíduos nestas áreas montanhosas, foi criado o Global Mountain Waste Survey. Este relatório contou com a ajuda do público em geral, entusiastas da montanha, cientistas e investigadores, NGO, funcionários do governo e pessoas que trabalham na área da agricultura. O estudo foi feito pela GRID-Arendal, com a colaboração da UN Environment Programme, Mountain Research Initiative (MRI), International Federation of Mountain Guides Associations (IFMGA), a International Climbing and Mountaineering Federation (UIAA), Kilian Jornet Foundation, Union of International Mountain Leader Associations (UIMLA) e o BRS.
É fundamental que se contrarie esta tendência e que se eduque para os impactos do lixo, adotando o princípio de trazer tudo o que levamos connosco para a montanha.
2021 Global Mountain Waste Survey
O Global Mountain Waste Survey foi criado com o objetivo de perceber o tipo e quantidade de resíduos, presentes em áreas montanhosas remotas globalmente. Este estudo revela que:
- O plástico é o lixo mais comum visto nas montanhas de todo o mundo.
- Os resíduos atingem toda a cadeia da montanha, podendo ser encontrados desde a base até ao topo.
- Melhorar a responsabilidade individual é fundamental, implementando o princípio de "Leave no trace".
- Os moradores pedem mais educação sobre os impactos do lixo e alternativas mais sustentáveis e reutilizáveis.
Tipo de Lixo Encontrado na Montanha
Em que Zona da Montanha é que o Lixo é Visto
Quantidade de Lixo Visto Durante uma Viagem Normal
Soluções para o Resolver o Problema do Lixo
“Leave no trace”