
Depois de um ano e meio de incertezas, é tempo de desacelerar e recordar o que realmente importa. De investir tempo e amor. Oferecer presentes com utilidade e sentido, poupar recursos, reutilizar tudo o que conseguirmos e, principalmente, estar com os nossos.
Para vos ajudar a entrar na época Natalícia de forma mais consciente e sustentável, preparámos estas dicas.
1. Menos presentes e mais ser presente
É tempo de desacelerar e recordar o que realmente importa. De reunir e cuidar de quem mais gostamos. De investir tempo e amor. Não é sobre a quantidade de presentes que se coloca debaixo da árvore de Natal, mas sim das memórias, tradições e momentos que se criam.
Menos é Mais.
2. Natal DIY
Usarmos o que já temos em casa e reutilizarmos materiais para fazermos decorações de Natal, é o melhor que podemos fazer. Reutilizando cartão, frascos e outros materiais, podemos conseguir decorações de Natal super originais.
O mesmo se aplica aos presentes. Investir tempo a fazer presentes em casa. Podem ser umas bolachas, compotas, velas, entre outros.
3. Embrulhos sem desperdício
Reutilizar materiais sempre que possível. Utilizar sobras de tecido, jornais antigos, o rolo de papel higiénico, sacos de papel e fitas que já tenham em casa, as opções são infinitas.
4. Luzes de Natal LED
As lâmpadas LED são mais ecológicas, pois usam até 80% menos de energia. Para o exterior, o ideal é utilizar lâmpadas solares e com temporizador.
5. Presentes em segunda mão
Vamos colocar de lado os tabus a presentes em segunda mão. Existem muitos produtos usados bonitos e em boas condições, que podemos dar uma segunda vida. Podemos até personalizar e oferecer. Presentes com história podem significar muito mais do que algo novo.
6. Pinheiro Bombeiro
Para quem não tenha uma árvore de Natal em casa, o Pinheiro Bombeiro pode ser uma boa solução. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo dar uma segunda vida a Pinheiros que têm de ser cortados para limpar as matas. No final, o Pinheiro pode ser devolvido e transformado em biomassa.
7. Reduzir o desperdício alimentar
Planear o menu e fazer uma lista de compras é essencial para evitar o desperdício de alimentos. Optar por alimentos sazonais e locais. Se sobrar comida, devemos reinventar os pratos, oferecer aos familiares ou a quem precisar.
E porque não variar na ementa e adicionar um prato sem carne à ceia deste ano?
8. Natal solidário
Ajudar alguém que precisa, fazer voluntariado ou, se possível, fazer um donativo.
Um gesto que deve perdurar o ano inteiro e não apenas no Natal.
O post original na nossa conta de Instagram pode ser encontrado aqui.