Copo Menstrual Manchado – Dicas de Limpeza

Escrito em 12 de março de 2021

Copo Menstrual Manchado – Dicas de Limpeza

Antes da primeira utilização e entre ciclos

Antes da primeira utilização e entre ciclos é importante desinfectar o copo menstrual. Para isso, basta colocá-lo a ferver entre 3-5 minutos. É importante não passar este tempo para garantir que não se queima. Entre ciclos também é importante fazer esta higienização.

Nota: Aproveitem a água da fervura no final.

Higiene durante a menstruação

Durante a menstruação e, sempre que tiram o copo, basta lavá-lo com água fria. Não é necessário utilizar qualquer sabão especial e não é recomendável usar água quente, para não provocar manchas no copo.

Truque: para limpar bem nos furos, encher o copo com água, pressionar contra a palma da mão e pressionar o copo, de maneira a sair água pelos furos.

Copo menstrual manchado

Devido ao seu material de silicone, com o uso e o tempo o copo menstrual pode começar a ficar manchado. Isto não significa que o copo esteja sujo, acontece apenas devido ao uso do seu material. Sempre que higienizarem corretamente o copo entre ciclos e ferverem, estar manchado não significa que esteja sujo ou danificado, é algo normal. Não é necessário trocar de copo caso isso aconteça.

Tirar manchas no copo menstrual

Se quiserem voltar a ter o copo branquinho e sem manchas, podem aplicar uma das seguintes dicas:

  • Água Oxigenada - fazer uma solução com partes iguais de água oxigenada 20 volumes e água. Deixar o copo totalmente submerso nesta mistura durante 12 horas.
  • Bicarbonato de Sódio - fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água e deixar atuar durante 8 horas no copo.

Nota: Só é recomendável fazer esta limpeza de 6 em 6 meses, para não danificar o copo menstrual.

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


×