Como Descartar Lentes de Contacto

Escrito em 18 de fevereiro de 2021

Como Descartar Lentes de Contacto

Segundo um trabalho de investigação da Sociedade Americana de Química, 15 a 20% das pessoas que usam lentes de contacto nos Estados Unidos descartam-nas na sanita.
Uma vez nas estações de tratamento, as lentes de contacto acabam por ser parcialmente degradadas por micro-organismos que as quebram em pedaços mais pequenos, juntando-se assim a outros microplásticos. A partir daí seguem o caminho que outros microplásticos, são ingeridos por animais aquáticos que não os conseguem digerir, entram na cadeia alimentar e, eventualmente, acabam no nosso prato.

Estudos de sustentabilidade publicados internacionalmente recomendam que as lentes de contacto usadas sejam descartadas no lixo comum. Já o blister de plástico e a tampa de alumínio devem ser colocados no ecoponto das embalagens e a caixa de cartão no ecoponto do papel/cartão. Já existem fabricantes que aceitam as lentes de contacto usadas para posterior reciclagem. Infelizmente ainda não encontrámos esta opção em Portugal.

As lentes de contacto não se dissolvem em água, por isso também não devem ser descartadas na pia.  Para quem usa lentes de contacto, uma forma de evitar mais desperdício é optar, sempre que possível, por lentes mensais em vez das lentes diárias.

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


×