Aplicações para uma vida mais sustentável

Escrito em 20 de abril de 2021

Aplicações para uma vida mais sustentável

Existem várias aplicações a que podemos recorrer para uma vida mais sustentável. Desde aplicações que ajudam a reduzir o desperdício alimentar, a partilhar comida e resíduos orgânicos com vizinhos, a informar sobre onde descartar corretamente os resíduos e, a aplicações com dicas e informações para cuidarmos da nossa horta.

Compilámos estas 9 aplicações que achámos interessantes e que vos podem ajudar.

WasteAPP

Já referimos várias vezes esta aplicação por aqui. Desenvolvida pela Quercus, informa sobre o destino de vários resíduos, mesmo aqueles que não podem ser colocados nos ecopontos.

Basta pesquisar o resíduo que queremos descartar e aparece logo toda a informação.

 

No Waste

Pode ser uma boa ajuda para reduzir o desperdício de comida em casa. Permite criar listas do que temos no frigorífico, congelador e despensa. Podemos adicionar a quantidade do alimento que temos disponível e o respectivo prazo de validade.

Assim conseguimos planear melhor refeições, criar uma lista de compras e evitar compras desnecessárias.

 

Plantix

Uma espécie de médico e conselheiro para a horta. Nesta aplicação podemos encontrar dicas de cultivo, quais as melhores épocas para plantar e colher, ajuda na detecção de pragas e doenças nas culturas e o tratamento indicado.

Há ainda uma comunidade de agricultores que podem ajudar a esclarecer dúvidas.

 

ShareWaste

A ShareWaste pretende ligar pessoas que fazem compostagem em casa e, vizinhos que querem reutilizar resíduos orgânicos para compostar.

Nesta aplicação é possível fazer o registo como "doador de resíduos orgânicos" ou como "anfitrião", que tem o compostor em casa.

 

Olio

Com um conceito incrível, a Olio é uma aplicação para evitar o desperdício alimentar, mas que não envolve uma compra/venda. O objetivo é ligar pessoas que querem partilhar comida que, de outra forma, seria desperdiçada.

O registo pode ser feito para doar ou receber alimentos dos vizinhos e vale tudo, desde comida já preparada, ainda fechada, frutas ou legumes.

 

          

Too Good To Go / Phenix / Fairmeals

Todas são a Aplicações que permitem salvar o excedente alimentar de restaurantes, cafés, padarias e supermercados. Na app Phenix podemos até encontrar floristas.

Funcionam com o conceito de caixa surpresa, em que apenas temos uma ideia do que podemos levar para casa. Os preços são mais reduzimos e conseguimos reduzir o desperdício alimentar.

 

Ecosia

É nada mais nada menos que um motor de busca, tal como o Google. Mas tem uma peculiaridade bastante interessante, por cada pesquisa plantam uma árvore onde for necessário.

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


×