8 Usos do Bicarbonato de Sódio

Escrito em 17 de março de 2022

8 Usos do Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é um dos produtos que não podem faltar na despensa. Um ótimo aliado na limpeza, evitando assim outros produtos tóxicos para o meio ambiente.

E o melhor de tudo é que é um produto multiusos, como não adorar! Pode ser usado para limpar o forno, o chão, a casa de banho, eliminar odores, limpar azulejos, desentupir canos, limpar tapetes e sofás, tirar manchas de café e chá e para muitos outros usos.

1 - Limpar o forno

Colocar as prateleiras de molho em água quente e detergente. Depois retirar a sujidade com um esfregão.

Para limpar o forno, fazer uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e água, até formar uma pasta. Aplicar esta mistura no forno (frio) e deixar atuar de um dia para o outro, entre 6-12 horas.

Passar um pano húmido, borrifar vinagre branco, deixar atuar 10 minutos e passar novamente um pano húmido. Repetir o processo se necessário.

2 - Limpar tapetes e sofás

Misturar 1 litro de água, meio copo de vinagre de limpeza, 1 colher de bicarbonato de sódio, 1/4 de copo de álcool e 1 colher de sopa de amaciador da roupa.

Agitar tudo muito bem num frasco com pulverizador, tendo em atenção que o vinagre e o bicarbonato produzem uma reação quando se misturam. Pulverizar e deixar atuar durante uns minutos. Se tiver alguma mancha mais profunda, esfregar um pouco com uma esponja. Deixar secar e aspirar.

3 - Eliminar odores

  • Frigorífico e Recipientes - Misturar 1 colher de bicarbonato de sódio em 1/2 litro de água morna e lavar normalmente. No caso de recipientes, deixar de molho durante alguns minutos.
  • Colchão - Colocar o colchão a arejar, polvilhar bicarbonato de sódio por toda a superfície. Deixar atuar algumas horas para absorver odores e aspirar depois.

4 - Limpar azulejos

Juntar 1 colher de bicarbonato ao sumo de meio limão, verter a mistura para um borrifador e agitar. Aplicar e deixar atuar durante 5 minutos. Passar uma esponja ou pano húmido para retirar o produto.

5 - Limpeza do WC

Colocar um pouco de bicarbonato numa esponja húmida e esfregar levemente as loiças da casa de banho. Enxaguar e secar bem.

Em alternativa, polvilhar as loiças de casa de banho com bicarbonato de sódio. Depois fazer uma mistura de água e 50% de vinagre, deixar atuar uns minutos e retirar com um pano húmido.

6 - Limpeza do chão

Adicionar meia chávena de bicarbonato de sódio a um balde de água morna e limpar o chão.

7 - Desentupir canos

Verter 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo e, adicionar 1 colher de chá de vinagre. Tapar o ralo e deixar atuar 10 minutos. Espremer 1 limão e verter 1/2 litro de água a ferver.

8 - Manchas de café e chá

Para tirar manchas de café e chá em chávenas ou bules, basta adicionar um pouco de bicarbonato de sódio a um pano húmido e esfregar nas partes manchadas.

Caso as manchas persistam, deixar de molho de um dia para o outro, numa solução de água e bicarbonato.

 

Esperamos que esta informação vos seja útil para uma limpeza mais ecológica e prática, pois com um produto consegue várias funcionalidades.


×