PORTES GRATUITOS PARA COMPRAS SUPERIORES A 30€

8 Dicas Zero Waste que podes aplicar sem gastar dinheiro

Escrito em 02 de Fev. de 2021

8 Dicas Zero Waste que podes aplicar sem gastar dinheiro

Para ser sustentável não precisamos de gastar dinheiro e trocar tudo o que temos em casa. É precisamente o contrário, é dar uso ao que já temos e reinventarmos formas de o fazer.

Para dismitificar que para ser sustentável é preciso gastar muito dinheiro e para vos ajudar a trocar pequenas coisas em casa, preparámos estas dicas zero waste. Não sintam que têm de aplicar tudo de uma vez. Experimentem aplicar uma das coisas numa semana ou num mês. E depois outra na semana ou mês seguinte. Com pouco fazemos muito!

1. Água de Aquecer o Banho

Estima-se que podemos desperdiçar cerca de 3 litros de água por duche enquanto esperamos que a água aqueça. Aproveitem esta água para fazer descargas de autoclismo, lavar o chão, regar plantas, cozinhar ou lavar a loiça.

2. Guardanapos Reutilizáveis

Já pensaram em quantos guardanapos utilizam por dia? E por mês? E por ano? Procurem na gaveta do enxoval, em casa das mães ou avós e de certeza que vão encontrar alguns. Também podem reutilizar tecidos que tenham e fazerem vocês mesmos.

3. Sacos Reutilizáveis nas Compras

Usem os sacos reutilizáveis que já tiverem em casa, procurem mais uma vez em casa da mãe ou avós. Espalhem os sacos por vários sítios para não se esquecerem de levar quando forem às compras. E lembrem-se que há frutas e legumes que nem precisam de saco.

4. Reduzir o Consumo de Carne

14,5% dos gases com efeito de estufa provêm da indústria pecuária (Fonte: FAO).

1kg de vaca consome 15.415 litros de água (Fonte: IME).

1kg de vaca emite 60kgs de gases com efeito de estufa (Fonte: Visual Capitalist).

Por isso, está na hora de reduzir o consumo na nossa alimentação.

5. Reutilizar Frascos

Reutilizar é um dos R’s da Sustentabilidade. Podem reutilizar frascos para compras a granel, guardar especiarias, utilizar como garrafa de água, replantar vegetais ou plantas.

Para retirar os rótulos basta encher com água quente e deixar atuar durante algum tempo.

Vamos deixar-vos uma dica que uma seguidora nossa nos deu para retirar os rótulos, de maneira a não desperdiçar água ou mesmo luz ou gás no aquecimento de água. Basta molhar um pano e enrolar no frasco e deixar para o dia seguinte.

6. Começar uma Horta em Casa

Com muito ou pouco espaço, com ou sem terreno, é sempre possível ter uma horta em casa. Existem muitos legumes que podem ser replantados, como é o caso do alho francês que se pode aproveitar a sua base para replantar. E todos aqueles que tiverem sementes podem ser plantados.

7. Diminuir o Desperdício Alimentar

1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada a cada ano (Fonte: FAO). Podemos tentar reduzir este número fazendo um melhor planeamento de refeições, uma lista de compras, congelar o que não se consumir, aproveitar talos e cascas de legumes para fazer caldo de legumes, cozinhar com cascas e consumir o que já se tem, antes de comprar novo.

8. Reutilizar Sempre

Tentar dar sempre uma segunda vida aos materiais é essencial para evitar mais lixo e desperdício. Mesmo que não consigam reutilizar, procurem empresas ou instituições que reutilizem materiais para fazer novos projetos. Existem cada vez mais projetos de upcycling.

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


×