7 Mitos sobre ter uma Vida Sustentável

Escrito em 02 de setembro de 2021

7 Mitos sobre ter uma Vida Sustentável

Apesar da sustentabilidade não ser preto no branco e ter as suas nuances, quando aplicada no nosso dia a dia, ela é bem simples. Por isso, deixamos estes 7 mitos sobre ter uma vida sustentável e esperamos que vos ajude a desmistificar algumas ideias.

1. "Ser sustentável é caro."

Ter uma vida mais amiga do ambiente é, muitas vezes, associada a um preço mais elevado. Mas nem sempre é o caso. Comprar menos e de forma consciente é uma das coisas mais sustentáveis que podemos fazer.

Alguns produtos podem ser efetivamente mais caros no início, mas a longo prazo podem representar uma poupança na carteira.

2. "Não se pode utilizar plástico."

Ser sustentável não significa necessariamente abolir por completo o plástico. Até porque este material continua a ser necessário em muitas áreas.

3. "Todo o lixo produzido deve caber num frasco de vidro."

O conceito de que todo o lixo que produzimos deve caber num frasco de vidro não nos deve assustar, mas sim inspirar. Trata-se mais de um simbolismo do movimento zero waste. Podemos não conseguir produzir apenas esta quantidade de lixo, mas de certeza que conseguimos reduzir o lixo em casa. Um bom exercício é analisar o nosso lixo, para percebermos onde conseguimos reduzir.

4. "Para ser sustentável tenho de ser vegan."

A dieta plant-based tem mostrado ser uma das melhores formas de reduzir o impacto ambiental. Mas isso não significa que tenhamos todos de ser vegetarianos ou veganos, basta reduzir o consumo de carne. Se em vez de 4 refeições de carne por semana, fizermos apenas 3, já estamos a fazer a diferença!

5. "Não posso estar na moda."

Estar na moda de forma sustentável é possível. Cada vez mais podemos encontrar marcas nacionais a produzir roupa de forma ética, responsável e com aproveitamento de tecidos de desperdício têxtil. Para além disso, existem cada vez mais plataformas de venda de roupa em segunda mão.

E se mesmo assim comprarem fast fashion, tentem reduzir, só isso já ajuda.

6. "Sustentabilidade é privação."

A sociedade consumista em que vivemos leva-nos a acreditar que, precisamos sempre mais do que aquilo que temos para sermos felizes. O nosso apetite por coisas materiais é altamente influenciado e, muitas vezes, acabamos por comprar coisas que não precisamos.

Uma abordagem minimalista apenas nos faz perceber as coisas realmente importantes na vida.

7 - "Tenho que ser perfeito."

Nada mais longe da verdade. São as pequenas mudanças diárias, que depois se tornam hábitos, que podem influenciar pessoas à nossa volta e que, juntas fazem toda a diferença.

Não precisamos de extremismos, precisamos apenas que todos sejam ambientalistas imperfeitos.

 

O post original na nossa conta de Instagram pode ser encontrado aqui.


×