7 Formas de Reutilizar Borras de Café

Escrito em 11 de agosto de 2021

7 Formas de Reutilizar Borras de Café

As borras de café são um resíduo que pode ser reaproveitado de várias formas, em vez de irem parar ao lixo. De seguida, deixamos algumas ideias.

ELIMINAR ODORES NO FRIGORÍFICO

Para eliminar maus cheiros no frigorífico, basta colocar um recipiente com as borras de café no interior. Colocar uma tampa sobre o recipiente e fazer furos na parte superior da tampa, para o oxigénio circular e a fragrância das borras de café atuar.

Também se pode utilizar as borras de café para eliminar maus cheiros nas mãos, como de alho ou cebola. Basta esfregar as borras de café nas mãos.

 

PERFUME PARA O CALÇADO

Colocar um pouco de borras de café seca no calçado que pretende eliminar maus cheiros e deixar atuar durante algumas horas, até o cheiro desaparecer e ficar com o cheirinho a café.

 

FERTILIZANTE NATURAL PARA PLANTAS

As borras de café podem ser utilizadas na preparação de um fertilizante natural para plantas, uma vez que são ricas em nitrogénio e outros nutrientes importantes.

A sua utilização é muito importante na manutenção de um jardim, pois ajuda a fertilizar terras mais ácidas e torna as plantas mais bonitas. Pode se aplicar as borras de café diretamente no vaso ou, misturar com outros fertilizantes.

 

DESENTUPIDOR DE CANOS DE COZINHA

Verter meia chávena de borras de café no ralo e, de seguida, colocar 5 chávenas de água quente (podem reaproveitar a água de aquecer o banho para este fim e aquecer apenas). Com isto a água quente vai empurrar as borras de café e desentupir o ralo.

 

ESFOLIANTE NATURAL

A cafeína conta com propriedades adstringentes, que ajudam a fortalecer e aumentar a elasticidade da pele. Por isso, as borras de café são um ótimo esfoliante natural para remover as células mortas da pele.

Basta misturar uma colher de chá de óleo de coco ou azeite com uma colher de sopa de borras de café. Depois é só passar na pele em movimentos circulares.

 

REPELENTE DE INSECTOS

As borras de café também podem ser utilizadas como repelente de mosquitos, moscas, formigas, lesmas e caracóis. Basta colocar recipientes com borras de café no local que se pretende afastar a praga.

Para afastar as pragas do jardim, espalhar as borras de café à volta das plantas. Isto ajuda a criar uma barreira para as lesmas e caracóis.

 

COMPOSTAGEM

Caso não se consiga utilizar para nenhum dos usos anteriores, as borras de café também podem ser usadas na compostagem doméstica ou comunitária.

 

O post original na nossa conta de Instagram pode ser encontrado aqui.


×