Portes gratuitos para encomendas superiores a 30€ (Portugal Continental)

7 Erros Comuns na Reciclagem

Escrito em 12 de março de 2021

7 Erros Comuns na Reciclagem

Plástico e metal no ecoponto amarelo, vidro no verde e papel e cartão no azul. Parece fácil certo? E é! Mas existem alguns resíduos que podem causar confusão e prejudicar o processo de reciclagem. Podendo dificultar a tarefa de quem separa os resíduos e, existindo o risco de contaminação dos materiais recicláveis pelos não recicláveis, gerando desperdício.

É normal surgirem dúvidas com alguns tipos de resíduos e, talvez coisas que pensávamos ser para um determinado ecoponto, não são.

1 - Colocar tudo o que é vidro no Vidrão

Copos partidos, lâmpadas fundidas, pirex de vidro partidos, devem ir para o lixo indiferenciado.

Este tipo de vidro não se funde à mesma temperatura que as garrafas de vidro ou boiões, o que pode inviabilizar todo o lote de vidro reciclado.

2 - Guardanapos no Ecoponto Azul

Por serem de papel, o nosso impulso pode ser colocá-los no ecoponto azul, no entanto o correto é colocar no lixo indiferenciado.

O papel para ser reciclado não pode estar contaminado, o que pode acontecer com a sujidade, gordura ou outro tipo de matérias agarradas aos guardanapos.

3 - Embalagens de Medicamentos

As embalagens de alumínio e caixas de cartão de medicamentos não devem ser colocadas na reciclagem. Uma vez que se tratam de resíduos especiais, devem ser depositados nos contentores Valormed, que se encontram em farmácias ou parafarmácias.

O mesmo acontece com medicamentos fora de prazo, blisters, frascos, ampolas, copos, seringas doseadoras ou cânulas, que deverão ser depositados nestes contentores.

4 - Esferovite no Lixo Indiferenciado

A esferovite é um tipo de plástico, por isso deve ser depositada no ecoponto amarelo. Isto aplica-se tanto para a esferovite que acondiciona materiais e encomendas, como a que serve de conservação para o peixe e carne. No caso de pedaços grandes de esferovite, é recomendável partir em bocados, de forma a que possam ser colocados no ecoponto.

5 - Cápsulas de Café no Ecoponto Amarelo

As cápsulas de café não devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Normalmente as empresas que comercializam as cápsulas, ficam responsáveis pela sua recolha e respectivo encaminhamento para a reciclagem.

6 - Pacotes de Leite e Sumo

Os pacotes de leite e de outras bebidas devem ser colocados no ecoponto amarelo.

7 - Papel de Alumínio no Ecoponto Amarelo

Apesar das embalagens de alumínio poderem ser colocadas no ecoponto amarelo, o papel de alumínio deverá ir para o lixo indiferenciado.

WasteApp

Sempre que surgirem dúvidas na hora de descartar resíduos, a aplicação da Quercus WasteApp é uma excelente ajuda. Basta pesquisar o resíduo que queremos descartar e aparece logo a informação.

Boas Práticas na Reciclagem

  • Espalmar as embalagens - reduz o volume tanto em casa como no contentor.
  • Escorrer as embalagens - não é preciso lavar, mas escorrer bem o conteúdo ajuda a evitar maus cheiros.
  • Não é preciso retirar rótulos e tampas - o próprio processo de reciclagem consegue separar estes elementos.
  • Aguardar pelos dias de recolha - no caso de recolha porta a porta, evita que os contentores fiquem com mau cheiro. E no caso de contentores exteriores, se estiver cheio, não deixar fora do contentor.
  • Transporte da reciclagem - caso se leve papel e cartão até ao contentor dentro de um saco de plástico, deve-se separar o saco de plástico.

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


×