Portes gratuitos para encomendas superiores a 30€ (Portugal Continental)

7 Dicas para Poupar Água na Casa de Banho

Escrito em 01 de abril de 2021

7 Dicas para Poupar Água na Casa de Banho

A água é um recurso cada vez mais escasso. Portugal está em risco de escassez de água até 2040. Não podemos dar este recurso como garantido. E com pouco, podemos fazer tanto. Por isso, deixamos estas dicas que podem aplicar numa das divisões da casa onde gastamos bastante água.

1 - Água de Aquecer o Banho

Estima-se que podemos desperdiçar cerca de 3 litros de água por banho, enquanto esperamos que a água aqueça.

Podemos aproveitar esta água para fazer descargas de autoclismo, lavar o chão, regar as plantas, cozinhar ou lavar a loiça.

2 - 5/6 Minutos de Banho com Música

Tomar um banho de 5 minutos sempre com a torneira ligada representa um gasto de 60 litros de água. Já tomar banho de torneira fechada enquanto nos ensaboamos, representa um gasto de 24 litros de água.

Para tentar diminuir o tempo no banho, tentem tomar banho enquanto ouvem 2 músicas de cerca de 3 minutos. O desafio será tentar acabar o banho antes da segunda música terminar.

3 - Garrafa de Água no Autoclismo

Cada descarga de autoclismo consome em média 10 a 15 litros de água. Colocando uma garrafa de água de 1,5 litros dentro do autoclismo, conseguimos reduzir 1,5 litros em cada descarga.

Autoclismos mais recentes já têm 2 botões que permitem escolher entre uma descarga parcial ou total, permitindo uma poupança de água.

4 - Lavar os Dentes com Copo

Lavar os dentes sempre com a torneira aberta representa um gasto de 36 litros de água. Se fecharmos a torneira enquanto escovamos os dentes, reduzimos este consumo para 300 ml.

E se usarmos um copo meio cheio para lavar os dentes, reduzimos este consumo para cerca de 100 ml.

5 - Bidé ou Chuveiro Higiénico

Trocar o uso de papel higiénico pelo chuveiro higiénico ou bidé, ajuda a reduzir o consumo de água.

Isto porque, para produzir um rolo de papel higiénico são necessários 140 litros de água. E, em média, estima-se que cada pessoa gaste 2,5 rolos de papel higiénico por semana, em Portugal.

Ao utilizarmos o bidé ou chuveiro higiénico, não estaremos a consumir toda esta água.

6 - Verificar Fugas

Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia, o que corresponde a mais de 10.000 litros de água por ano. Se não tiver fugas, reduz para 0 litros.

Por isso é importante estarmos atentos a fugas e resolvermos o quanto antes.

7 - Urinar no Banho

Se urinarmos no banho, conseguimos poupar uma descarga de autoclismo. O que significa uma poupança de água entre 10 a 15 de litros por dia. Entre 70 a 105 litros por semana. E entre 300 a 450 litros de água por mês.

O post original do Instagram pode ser encontrado aqui.


×