6 Dicas para Organizar a Despensa e Evitar o Desperdício

Escrito em 20 de janeiro de 2022

6 Dicas para Organizar a Despensa e Evitar o Desperdício

Aqui por casa temos o hábito de fazer regularmente um destralhe e organizar várias áreas da casa. Desde armários da roupa, à caixa dos medicamentos para verificarmos validades, àquelas gavetas que acumulamos simplesmente tralha e na cozinha.

É na cozinha que organizamos e damos uma limpeza com mais frequência ao interior dos armários e frigorífico. Esta organização permite-nos saber exatamente o que temos, conservar bem os alimentos e evitar o desperdício alimentar.

Para vos ajudar a manter a despensa organizada e evitar o desperdício, preparámos estas dicas simples de aplicar.

1. Limpeza Periódica

Saber exatamente o que temos de ingredientes em casa é essencial para evitar o desperdício alimentar. Há certos ingredientes que, acabamos por não utilizar com tanta frequência e, acabam no fundo do armário esquecidos.

Por isso, é importante fazermos uma limpeza periódica dos armários. Tirar tudo dos armários e aproveitar para limpar e organizar.

2. Evitar traças

Uma limpeza periódica e correta ventilação pode ajudar a evitar estes bichinhos, uma vez que a humidade os atrai. O ideal é passar uma solução de água morna com vinagre e, de seguida, passar um pano seco.

Repelente Natural:

Distribuir folhas de louro, cravos-da-índia ou ter um frasco com borras de café dentro do armário, pode ajudar a evitar estes bichinhos.

3. Potes Transparentes

Utilizar potes transparentes, sejam de vidro ou plástico, ajuda não só na organização, como também na visualização, assim conseguimos ver exatamente o que temos e em que quantidades. Usar potes bem vedados também ajuda na conservação dos alimentos. Para além de evitar atrair bichinhos com embalagens mal fechadas.

É importante etiquetar os potes com data de validade e identificação, no caso daqueles alimentos que não sejam tão evidentes e possam causar confusão.

4. Organizar por data de validade

Os produtos com data de validade mais longa deverão ser arrumados no fundo da prateleira. E os produtos com data de validade mais próxima mais à frente. Podemos até criar um cesto ou caixa com todos os produtos com data de validade mais próxima e escrever "Come-me primeiro".

Também é importante saber distinguir os conceitos de "consumir até...", "consumir de preferência antes de..." e "consumir de preferência antes do fim de...".

  • Consumir até...
    • Significa que o alimento não pode ser consumido depois da data indicada.
  • Consumir de preferência antes de...
    • A data até à qual o alimento conserva as suas propriedades específicas. A data limite é identificada com dia, mês e ano. Pode ser consumido depois do prazo indicado se forem respeitadas as regras de conservação.
  • Consumir de preferência antes do fim de...
    • A data até à qual o alimento conserva as suas propriedades específicas. A data limite é identificada apenas com mês e ano. O produto pode ser consumido depois do prazo indicado caso sejam respeitadas as regras de conservação.

Fonte: www.unidoscontraodesperdicio.pt

5. Repensar as refeições

Ter em consideração os alimentos com prazo de validade próximo ou que, já se encontrem abertos e incluí-los nas refeições.

6. Planear as Refeições

Fazer um planeamento semanal de refeições, uma lista de compras com os produtos necessários para as mesmas é essencial para evitar o desperdício. E antes de irmos às compras devemos fazer uma revisão na despensa para perceber o que já temos e comprar apenas o necessário.

 

O post original na nossa conta de Instagram pode ser encontrado aqui.


×